O PROJECTO

A GRANDE ROTA DA TRANSUMÂNCIA é um projecto que traduz a essência agregadora da Estratégia de Eficiência Colectiva Buy Nature, desenvolvida no âmbito do PROVERE - Programa de Valorização dos Recursos Endógenos.

A GRANDE ROTA DA TRANSUMÂNCIA é um projecto que traduz a essência agregadora da Estratégia de Eficiência Colectiva Buy Nature, desenvolvida no âmbito do PROVERE - Programa de Valorização dos Recursos Endógenos. Essa estratégia assumiu como pontos fundamentais o desenvolvimento do produto Turismo de Natureza nas Áreas Naturais Classificadas do Centro de Portugal. Sob a égide da marca iNature, este é um projecto que une as gentes e os agentes do Geoparque do Tejo Internacional, da Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, da Reserva Natural da Serra da Malcata e do Parque Natural da Serra da Estrela.

A sua filosofia de cooperação efectiva e de desenvolvimento integrado do território encontra neste projecto o seu pleno exemplo: a GRANDE ROTA DA TRANSUMÂNCIA concretiza o usufruto dos recursos que o destino iNature encerra e que só aqui pode ser vivido. Como tal, envolve uma estratégia intermunicipal promovida pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, pela Naturtejo e pelo Município da Guarda, que aqui envolve como parceiros os municípios de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Manteigas e Seia.

O investimento público concretizado por esta rede pretende criar as condições para o investimento privado associado à animação deste produto, para que possa vir a constituir-se como um produto turístico diferenciado que dinamize a sua exploração e consequente dinamização económica dos territórios em questão.